História Tupperware

TRADIÇÃO

Os produtos da marca Tupperware® foram lançados em 1946, o início de um período pós-guerra revolucionário na história. Por 60 anos, os produtos da marca Tupperware vêm acompanhando tendências dos mais diversos tipos, ao longo da evolução da sociedade. Desde o movimento suburbano e a revolução feminista dos anos 60 até o “cocooning” (encasulamento) dos anos 90, sempre adicionando um toque organizacional único às vidas e cozinhas de todo o país.

190Pouco antes da sua apresentação aos consumidores em 1946, os materiais semelhantes ao plástico, como o inventado por Earl Tupper, eram produzidos por muitos fabricantes para uso na guerra. A versatilidade e conveniência dos produtos “milagrosos” de Tupper ajudaram a criar o ambiente para a revolução do plástico da década seguinte. A tigela Wonderlier® e o copo “Bell Tumbler”, os primeiros produtos de consumo feitos com o plástico inventado por Tupper, ofereciam uma vantagem que os recipientes para alimentos tradicionais não ofereciam: eles eram mais leves e apresentavam menor probabilidade de quebrar que os tradicionais produtos feitos com vidro e porcelana.
Com o início o “baby boom” no pós-guerra, as mulheres se dedicavam às suas famílias, que se tornavam maiores. Nascia a cozinha “Tupperizada”… uma cozinha que era bem organizada e limpa, e apresentava uma variedade de recipientes que substituíram sacos pouco apresentáveis e que mantinham os alimentos frescos por mais tempo.
Em 1946, Tupper lançou suas lendárias tampas hermeticamente fechadas criadas no molde da borda de uma lata de tinta de cabeça para baixo. Elas evitavam que os alimentos ficassem ressecados, murchos ou perdessem seu sabor na geladeira, que se tornava popular na época. Apesar de sua natureza inovadora, os produtos de Tupper não eram vendidos em lojas de varejo, principalmente porque os consumidores precisavam de demonstrações para entender como eles funcionavam.
Em resposta a isso, a primeira Festa em Casa da Tupperware foi realizada em 1948, introduzindo uma forma totalmente nova de os consumidores terem acesso aos produtos Tupperware. As demonstrações provaram ser uma forma muito eficaz de divulgar as vantagens das revolucionárias tampas.

Em 1951, o sistema de Demonstração em Casa da Tupperware estava funcionando tão bem que todos os produtos da Tupperware foram retirados das prateleiras das lojas para serem vendidos desta maneira. A demonstração nas vendas diretas era um bom passatempo para as mulheres, que tinham suas famílias como principal meio de envolvimento na comunidade.
A venda de produtos Tupperware pelo método de vendas em reuniões sociais era uma ocupação convidativa para essas mulheres, que contavam com poucas oportunidades para seguir profissões fora de casa depois que os maridos voltaram da guerra. À medida que os consumidores se mudaram dos grandes centros urbanos para casas nos subúrbios, os churrascos de quintal se tornaram o principal divertimento para famílias e vizinhos. Os novos produtos Tupperware atenderam às necessidades criadas por esse passatempo tão popular. A tigela para servir “Party Bowl” mantinha saladas com macarrão e ovos frescas e resfriadas em ambientes externos, enquanto o porta-torta “Pie Taker” oferecia um jeito fácil de transportar as sobremesas caseiras. A bandeja para servir Dip ‘N Serve™ funcionava quase da mesma forma, tornando simples a atividade de servir batatinhas fritas no quintal ou no piquenique.
Os anos 60 foram uma época de grande agitação social, com grandes mudanças sociais nas famílias. Na medida em que as famílias com duas fontes de renda se tornavam mais comuns, as mulheres começavam a buscar ativamente oportunidades profissionais e a Tupperware preencheu esse nicho de mercado com produtos como “Traveling Desk”, “Drawer Organizers”, e “Plastic Carrying Case”.

A grande quantidade de mulheres que começaram a ter seus próprios filhos criou uma necessidade de brinquedos resistentes e estimulantes. Mais uma vez, a Tupperware fez frente ao desafio, apresentando uma linha inovadora de brinquedos como o Shape-O®, que era ao mesmo tempo divertido e educativo, estimulando a criança em cada fase do seu desenvolvimento. Ele funcionava como chocalho para os bebês, mas também promovia a coordenação entre olhos e mãos para crianças até 3 anos. Considerando a crescente demanda por produtos especializados para a cozinha, a Tupperware acompanhou o ritmo das mudanças de paladar oferecendo produtos como o recipiente Mix ‘N Stor® e o porta-tortilla (“Tortilla Keeper”) para servir pratos étnicos.
Graças aos avanços na tecnologia médica, os consumidores estavam vivendo ainda mais do que antes, resultando em um aumento do número de pessoas na terceira idade. Nesta época, a Tupperware lançou o “Instant Seal”, que atendeu à população madura, com menor agilidade tátil.

Essa época também trouxe estilos de vida em constante transformação, no qual era maior o número de lares que necessitavam de duas pessoas trabalhando para fazer frente às crescentes demandas econômicas. Mais mulheres passaram a trabalhar fora do lar, tendo que equilibrar suas funções no escritório e em casa. Uma carreira na Tupperware ofereceu a essas novas integrantes da força de trabalho uma maneira flexível de ganhar dinheiro e ter tempo para os filhos.
Quando os microondas começaram a povoar as cozinhas, a Tupperware lançou produtos criados especificamente o uso em microondas e em fornos convencionais. Assim que o microondas obteve aceitação total como utensílio domestico, a Tupperware lançou produtos exclusivos para o aparelho como a linha Microwave Reheatables e as linhas TupperWave, que serviam para aquecer sobras ou descongelar alimentos congelados, que estavam se tornando cada vez mais a base da alimentação familiar.
Para acompanhar os acelerados anos 80, a Tupperware lançou produtos criados para maximizar o tempo das pessoas. O “Stack Cooker” da TupperWave® foi criado para fazer uma refeição com três variedades para quatro pessoas no microondas em 30 minutos, permitindo que uma população sempre ocupada tivesse jantares em família tradicionais, enquanto o “Meals in Minutes Microsteamer” preparava uma refeição para duas pessoas em 10 minutos ou menos. Os recipientes Modular Mates™ proporcionavam um sistema de armazenagem que podia ser adaptado para armazenar alimentos de primeira necessidade em grandes quantidades, diminuindo o desperdício e aumentando o orçamento do supermercado e o espaço nos armários da cozinha.
Em resposta à crescente preocupação com o meio ambiente, os recipientes da Tupperware ofereceram alternativas positivas para sacos e embalagens descartáveis, incluindo o porta-sanduíche Square-A-Way®, o “Box Lunch” e os conjuntos “Lunch ‘N Bag”.
A linha CrystalWave™ de recipientes para armazenar alimentos que podem ser preparados no microondas apresentava sistema de medidas métrico e em Braille, refletindo a agilidade de resposta às necessidades do consumidor da Tupperware.
As tendências dos anos 90 refletiam uma nova ênfase no lar e o retorno de formas tradicionais associadas ao bem-estar das famílias, como as refeições preparadas na hora. Acompanhando essa tendência, a Tupperware lançou uma ampla linha de produtos de ferramentas para cozinha com design contemporâneo e com o selo de qualidade e inventividade da Tupperware. O “Peeler Plus”, o “Coffee House Set” e o “Double Colander” combinavam utensílios de cozinha tradicionais com a inteligência sofisticada dos anos 90.

Em 1992, quase metade de todos os consultores da Tupperware tinham empregos de período integral, além de vender os produtos da Tupperware. Respeitando a tendência de serviço completo para as compras do consumidor, a empresa introduziu as classes “Valorizando o Tempo” e as demonstrações “Planejamento de Cozinha Customizada”, por meio dos quais os clientes aprendiam sobre cozinhar com o microondas e sobre preparação de alimentos, ao mesmo tempo em que aprendiam maneiras de economizar nos gastos com gêneros alimentícios, sobre o valioso espaço nos armários e a gestão de tempo. Além disso, as reuniões sociais na hora do rush e no escritório possibilitaram que as demonstrações da Tupperware se adaptassem à vida atarefada dos clientes com pouco tempo disponível.

Assim como os produtos de plástico de Earl Tupper revolucionaram o modo de armazenar e preparar os alimentos, os produtos atuais da Tupperware continuam a melhorar os estilos de vida, oferecendo um design inteligente, qualidade na estrutura e garantia por toda a vida. No decorrer do século 21, o mundo vai continuar sofrendo mudanças e a Tupperware continuará acompanhando essa evolução, usando uma abordagem moderna sobre forma e função, de forma a criar soluções convenientes para as tarefas domésticas.
Atualmente, a Tupperware está presente em cerca de 100 mercados de todo o mundo, oferecendo itens diferenciados para cada cultura, a exemplo do “Kimchi Keeper”, “Kimono Keeper” e do “Japanese Bento Box”.
Neste novo milênio, os consumidores podem continuar contando com a mesma qualidade dos produtos Tupperware, com um design único para as suas tarefas do dia-a-dia. Além disso, os inquietos consumidores da era da informação dos dias de hoje podem estar certos de que a Tupperware sua atuação para novos canais como a Internet e showrooms em centros comerciais, de forma a atender as mudanças sociais em mercados de todo o mundo.

Para mais informações sobre os produtos Tupperware, Planejamento de Cozinha Customizado ou para realizar uma reunião social da Tupperware, clique nesse link para encontrar um consultor perto de você. Ou entre em contato e o ajudaremos a encontrá-lo.
A Tupperware Brands Corporation é uma empresa global de venda direta de produtos especiais, inovadores de várias marcas e categorias por meio de uma equipe de vendas independente. As marcas e categorias de produtos incluem preparação com foco em design, solução para armazenagem e para servir para a cozinha e casa por meio dos produtos da marca Tupperware e produtos de beleza e cuidados pessoais por meio das marcas Avroy Shlain, BeautiControl, Fuller, NaturCare, Nutrimetics, Nuvo e Swissgarde.